A Psicologia tem por função contribuir no processo de avaliação de forma interdisciplinar fornecendo subsídios básicos para organização dos atendimentos, orientação aos educandos, às famílias e aos professores, contribuindo para o equilíbrio e o ajustamento nas relações entre aluno, professor, família e comunidade.Compete ao responsável pelo Serviço de Psicologia:I. Participar do processo de admissão, promoção, desligamento e transferência, realizando relatórios, avaliações, reavaliações, estudos de caso em parceria com as equipes e profissionais da escola;II. Participar de estudos, decisões e ações com as equipes e profissionais da escola, colaborando em questões específicas de seu campo de formação e conhecimento que contribuam para o sucesso do aluno;III. Assessorar a ação docente no âmbito de seu conhecimento;IV. Avaliar e atender sempre que necessário, individualmente ou em grupo, os educandos que necessitam desse atendimento;V. Orientar as famílias visando à otimização do processo educativo;VI. Colaborar com estudos e observações para o enriquecimento da prática pedagógica desenvolvida pela escola;VII. Participar de reuniões técnicas e/ou administrativas, sempre que necessário e convocado;VIII. Contribuir com orientação aos professores sobre os aspectos de desenvolvimento dos alunos para subsidiar a elaboração de planos de atividades a serem desenvolvidas na Escola e com a família;IX. Encaminhar aos serviços adequados os educandos cujas necessidades específicas ultrapassem as possibilidades da escola;X. Realizar visitas domiciliares, tendo como objetivo o estudo psicossocial da famílias e dos alunos de forma individualizada ou grupal;XI. Avaliar as condições psicológicas dos educandos para os atendimentos educacionais assim como para a preparação profissional, colocação e acompanhamento no trabalho;XII. Convocar e organizar reunião de pais e professores quando necessário;XIII. Organizar e manter atualizados os arquivos com as devidas anotações e relatórios de seu serviço;XIV. Aprimorar e atualizar seus conhecimentos por meio de estudos, participação em congressos, simpósios e reuniões;XV. Pensar a filosofia educacional de modo a orientar e colaborar para a inclusão de educandos portadores de deficiência na escola do ensino regular;XVI. Zelar pelo resguardo da ética profissional na sua área de atuação;XVII. Contribuir para a realização de cursos, de grupos de estudos e aperfeiçoamento dos funcionários da escola;XVIII. Coordenar e supervisionar estágios de estudantes da área de Psicologia, realizados na escola;XIX. Executar outras atividades inerentes ao seu cargo, atribuídas pela escola.